Museu das Flores

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura (DRC), através do Museu das Flores assinalam o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022, no próximo dia 18 de abril, com a exposição “Flores, Ilha de Água”, no Museu as Flores.

Abordaremos a questão da água e seus problemas na Ilha das Flores. Far-se-á um percurso sobre a água como um bem indispensável à vida.

A partir das coleções do Museu das Flores mostraremos o processo de transporte, armazenagem e utilização: confeção de alimentos, higiene pessoal, roupa e casa; processo de conservação de alimentos (baixar a temperatura antes dos frigoríficos). Utilização no consumo animal desde os poços construídos nas pastagens ao desvio de cursos de água.

O lento processo do abastecimento público de água (chafarizes e água canalizada).

Água fonte de produção de energia: moinhos (não há moinhos de vento nas Flores porque a água era suficiente e abundante), aproveitamento hidroelétrico.

A exposição temporária pode ser visitada no seguinte horário de funcionamento do Museu das Flores: terça-feira a domingo e feriados 10h00-17h30. Ficará patente ao público até 30 de junho.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

Data Inicial
2022-04-18
Data Final
2022-06-30
Hora Inicial
10:00
Hora Final
17:30
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks