Museu das Flores

Apresentação do Livro - Herança Açoriana nas Danças Tradicionais do Rio Grande do Sul

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura (DRC), através do Museu das Flores promovem o lançamento dos livros Herança Açoriana nas Danças Tradicionais do Rio Grande do Sul e Vertentes das Danças Açorianas. A Tradição dos Povos do Grupo Central de Ilhas, da autoria de Flávio Antônio Azeredo, no próximo dia 17 de Agosto, no Museu das Flores, às 21h.

Os açorianos participaram no esforço de colonização do Brasil desde os primeiros tempos do povoamento. Ocupar terras, evangelizar povos e combater nas fronteiras do território eram tarefas árduas que convocavam a população jovem. Por volta de meados do séc. XVII, o cronista florentino, Frei Diogo das Chagas, atribuía ao infante D. Fernando a seguinte frase: “elle como profetizando disse os primeiros pouoadores dessas Ilhas roçarão, e trabalharão, e seus filhos semearão, os netos uenderão, e os mais descendentes fugirão dellas o que assim aconteçeo, conforme o que ate aqui os tempos nos tem mostrado”. No caso das Flores, Chagas refere a partida para o Brasil de um seu primo, ia o povoamento na terceira geração nascida na ilha.

Cerca de meados do século XVIII, a saída de inúmeros casais açorianos para o Sul do Brasil (Santa Catarina e Rio Grande do Sul) criou um núcleo populacional de tal forma considerável que passados quase três séculos ainda é possível encontrar marcas culturais dessas gentes, que agora se mostram no Museu das Flores.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

Categoria
Data Inicial
2021-08-17
Hora Inicial
21:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks