Museu das Flores

Museus dos Açores aderem às Jornadas Europeias do Património

Nos dias 23, 24 e 25 de Setembro comemoram-se, por toda a Europa, as Jornadas Europeias do Património, iniciativa promovida pela UNESCO que visa despertar nos cidadãos uma maior consciência pelo valor do património local construído. Este ano as Jornadas têm como tema: “O Património e Paisagem Urbana”.

Neste sentido, a Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, assinalará a relevância do património regional através de actividades que os Museus dos Açores desenvolverão nos dias 23, 24 e 25 de Setembro.

Na ilha de S. Miguel, o Museu Carlos Machado, inaugura no dia 23 de Setembro, uma mostra fotográfica intitulada “A Cidade Visível”, no dia 24 será efectuada uma visita comentada à cidade de Ponta Delgada, com início pelas 11h30 e partida do Museu Carlos Machado e pelas 17h30 será possível assistir a uma sessão sobre o tema “A Cidade (In)visível”, sobre o património e urbanismo, na igreja de Santa Bárbara. Paralelamente, o Museu Carlos Machado, preparou para os mais novos um atelier “A Cidade Ideal”, que terá lugar, no dia 24, pelas 11h00, no Núcleo de Santa Bárbara.

Na ilha Terceira, o Museu de Angra do Heroísmo, promoverá, no dia 24 de Setembro, a actividade ”Paisagem Urbana na ilha Terceira: o Porquê do Assim”, que consiste na realização de um percurso guiado pelas principais tipos de paisagem urbana da ilha Terceira, com partida de Angra, pelas 14h00. A visita culminará com um jantar volante nos claustros do Museu de Angra, seguido de uma mostra de mapas actuais e antigos da ilha Terceira.

O Museu da Graciosa organizou uma visita orientada ao Património Baleeiro da Vila de Santa Cruz da Graciosa, destinada aos alunos do 3º. Ciclo da Escola Básica e Secundária da Graciosa, no dia 23 de Setembro.

Na ilha do Pico, o Museu do Pico promoveu, no dia 23 de Setembro, actividades nos três concelhos da ilha, em parceria com as escolas, que incluíram visitas ao património industrial baleeiro (Museu de Indústria Baleeira, S. Roque), ao núcleo de construção do bote baleeiro açoriano (Museu dos Baleeiros, Lajes) e ao património rural relacionado com a vinha e o vinho, na sua relação com a arquitectura (Museu do Vinho, Madalena).

O Museu das Flores, em parceria com a delegação da Secretaria da Economia e Adeliaçor, Associação de Desenvolvimento Local, realizará um roteiro pela faina baleeira ao longo do dia 25 de Setembro, do qual consta uma visita à fábrica da baleia, do Boqueirão, fábrica da baleia das Lajes, porto da Fajã Grande e Fajãzinha. Em colaboração com o Instituto Açoriano de Cultura, o Museu das Flores, inaugurará também a exposição de fotografia “Aproximações”, de Jorge Barros.

A informação sobre as actividades dos Museus dos Açores, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, poderá ser obtida através do site  http://cca-testes.culturacores.azores.gov.pt.

GaCS/DRaC
Data Inicial
2011-09-23
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks