Museu das Flores

[Adiado] Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - Subida ao Pico da Sé

O Museu das Flores informa que, devido a condições atmosféricas adversas, a subida ao Pico da Sé foi adiada.

 

O Museu das Flores, em parceria com o Parque Natural das Flores, assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com uma subida ao Pico da Sé, na Fazenda de Santa Cruz.

Património e paisagem rural são conceitos indissociáveis pela força da apropriação que o homem faz do território circundante, de modo a dele tirar o melhor proveito. Um esforço titânico de construção e mudança de determinadas características, quase se pode dizer de domesticação do elemento geológico, conduzem a uma mudança provocada pela humanização da paisagem, transmitindo-lhe uma nova visão.

A ilha das Flores tem um relevo acidentado e um clima agreste que condicionaram, desde o início da ocupação humana, o estabelecimento da agricultura. Não é por acaso que medeia mais de meio século entre a descoberta e a fixação dos cabouqueiros do povoamento. O aumento demográfico foi progressivamente empurrando várias atividades económicas encosta acima e obrigou a uma especialização dos terrenos em determinadas produções. As zonas planas da beira-mar e dos vales interiores foram afetas aos cereais, leguminosas e batata. A faixa intermédia ficou para sustento do gado bovino, enquanto as zonas de mais elevada altitude e humidade foram aproveitadas para instalação de ovinos, cuja lã vestiu os florentinos até meados do séc. XX.

É no Museu das Flores que encontramos as alfaias que permitiram transformar o mato em terra de pão, e linho e lã em agasalhos das gentes, assim garantindo o sucesso do povoamento.

Categoria
Local
Pico da Sé
Data Inicial
2019-04-27
Data Final
2019-04-27
Hora Inicial
09:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks