Museu das Flores

Outubro 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Concerto Quarteto Cibele - Festival Além Mar

A Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, por via da Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC), através do Museu das Flores, promove no próximo sábado, dia 17 de fevereiro, pelas 20h30, o concerto do Quarteto Cibele.

Este concerto representa um trajeto entre o passado e o presente, fazendo o ouvinte colocar o tempo em perspetiva através de paisagens sonoras variadas. A primeira obra a ser interpretada é “Restauradas” de Gerson Batista, composta em 2022. É uma ode ao presente, a que o passado nos trouxe, que se desenrola através de um diálogo simbiótico entre elementos de diferentes épocas, que procuram transcender o tempo. Voltando ao passado, segue-se o Quarteto de cordas n.14 em Sol Maior K.387 de W. A. Mozart, entitulado de “Primavera”. Foi composto em 1782 em Viena e é um dos quartetos dedicados a Joseph Haydn, compositor considerado o “pai dos quartetos de cordas”. Terminamos este trajeto com o Quarteto de Cordas em fá maior de Maurice Ravel, composto em 1902 dedicado a Gabriel Fauré. Esta obra é caracterizada pelo uso de efeitos tímbricos e rítmicos ricos que culminam numa narrativa musical contrapontística complexa

Biografia

O Quarteto Cibele foi fundado em 2019 na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE). Este é formado pelas violinistas Catarina Barbosa e Inês Prado Costa, violetista Joana Silva e violoncelista Gabriela Peres. Desde o início da sua formação o Quarteto Cibele tem apostado em masterclasses , workshops e festivais internacionais com grandes personalidades do panorama musical, tendo-se apresentado em concertos em Portugal, Bélgica, Países Baixos, Itália e França. Em 2021 o Quarteto foi selecionado para participar no “Orlando European Summer Course for Chamber Music” ‘em Kerkrade, Países Baixos, onde tiveram o privilégio de ter Masterclasses com Shunske Sato, Peter Brunt, Henk Guittart, Anna Yanchishina, Peter Karetnikov, Xenia Gamaris, Larissa Groeneveld, Michael Gees e Mikhail Nemtsov. Já em 2022 participaram na “International Residency for young string quartets” organizado pela “Casa del Quartetto” em Reggio Emilia, Itália, onde estrearam “Sedimenti” de Giulia Lorusso e “Parsifal Vorspiel” de Luca Antignani. Aqui foram orientadas pelos ilustres quartetos “Kuss” e “Diotima”, tendo posteriormente sido convidadas por este último a fazer parte da “Diotima Academy” que teve lugar na Cité Musical de Metz, França, tendo estreado a obra “Streichquartett” de Johannes Burgert. Também neste ano tocaram no concerto inaugural do “Festival Milano Musica 2023” em Milão, Itália.

A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

*ENTRADA LIVRE

Categoria
Data Inicial
2024-02-17
Hora Inicial
20:30
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks