Museu das Flores

Outubro 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Concerto 'per Flauto solo' - João Francisco Távora

A Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, por via da Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC), através do Museu das Flores, promove no próximo sábado, dia 18 de novembro, pelas 20h30, o concerto “per Flauto solo” do flautista João Francisco Távora.

Este concerto está inserido no projeto ”per Flauto solo” promovido pelo flautista e organizado pela Musurgia – Associação Cultural, contando com o apoio financeiro da Direção Geral das Artes e da Direção Regional dos Assuntos Culturais dos Açores. 

O projeto tem como foco a promoção e valorização da flauta de bisel e o seu passado de elevada qualidade, oferecendo ao público, através de um ato performativo intimista, uma viagem historicamente informada pelas suas origens e desenvolvimento. A interpretação musical contemplará repertório desde a Idade Média até ao barroco tardio, sendo privilegiado o repertório provindo de fontes históricas europeias, com especial foco para a literatura musical dos Países Baixos, Alemanha, Itália, França e da Península Ibérica, tendo sido todos estes fortes centros de criação musical nestes períodos. Serão realizadas intervenções orais ao longo da sessão com o intuito de introduzir ao público o repertório a ser escutado de uma forma historicamente contextualizada e desse modo contribuir para uma melhor fruição artística. A execução do projeto estará a cargo do flautista João Francisco Távora, detentor de vários cursos de aperfeiçoamento na área da música antiga, quer a nível nacional quer internacional.

 

Biografia

João Francisco Távora é licenciado em Música Antiga pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Porto, na classe do Professor Pedro Sousa Silva. Atualmente, encontra-se inscrito no Mestrado em Música Antiga na Hochschule für Musik und Theater „Felix Mendelssohn Bartholdy“, em Leipzig, na classe do Professor Robert Ehrlich. Colabora com o Lachrymae Ensemble (Leipzig) e com o Ensemble Arte Minima, grupo musical especializado na música renascentista portuguesa, com o qual gravou o seu primeiro disco em dezembro de 2021. Com o mesmo ensemble, participou na gravação de mais 3 discos. um com música de Francisco de Santa Maria e os restantes com música de Vicente Lusitano. Em 2022 foi vencedor da Bolsa de Criação Artística, promovida pela Câmara Municipal do Funchal, na categoria de Artes Performativas, com um projeto dedicado à criação de novas sonatas para flauta de bisel e baixo-contínuo a partir da obra musical do madeirense António Pereira da Costa. Em 2023 gravou o seu primeiro trabalho discográfico a solo, dedicado à música para flauta de bisel de G. P. Telemann, que será publicado durante o ano de 2024. Realizará também uma digressão pela Alemanha e Bélgica com a Gewandhausorchester (Leipzig), onde tocará a cantata BWV 65 de Johann Sebastian Bach. É diretor artístico e membro fundador do Musurgia Ensemble, grupo musical destinado à interpretação e divulgação de música portuguesa e europeia dos séculos XVI a XVIII.

A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

*ENTRADA LIVRE

Categoria
Data Inicial
2023-11-18
Hora Inicial
20:30
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks