Museu das Flores

Temporada Cultural 2023 | Ruben Bettencourt

A Direção Regional dos Assuntos Culturais em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores promove o concerto de Ruben Bettencourt, no dia 02 de junho às 21:00h no Auditório do Centro Cultural de Santa Cruz das Flores.

O guitarrista terceirense Ruben Bettencourt é considerado pela crítica mundial como um dos melhores da sua geração. É vencedor de 24 prémios em concursos internacionais da especialidade, detentor do recorde em Portugal de 6 prémios num só ano (2012), apresentações em festivais internacionais de prestígio do circuito guitarrístico, quer a solo ou com orquestra, dedicatário de obras para estreia mundial de Castro, Ávila, Figueiredo, Vassiliev, Raseta, Duplessy, Iannarelli, Tse, Kuhar e Sardone e com palcos já pisados em mais de 20 países, entre com palcos já pisados em mais de 20 países, entre Europa, África e América do Norte.

Foram-lhe atribuídas as notas máximas na licenciatura e mestrado, quer seja na Universidade de Aveiro, ou Conservatório Maastricht (Holanda) ao lado de Pedro Rodrigues, Paulo Vaz de Carvalho e Carlo Marchione. Além de salas internacionais de prestígio, tem-se apresentado nacionalmente, com destaques para Salão Nobre da Assembleia da República e Sala “Luís Freitas Branco” do Centro Cultural de Belém (CCB) com gravação para a RDP - Antena 2.

Recentemente, apresentou-se enquanto intérprete, professor e jurado do festival GuitarArt em Belgrado na Sérvia, reconhecido como um dos 5 festivais de guitarra mais prestigiados do Mundo onde também já se apresentaram nomes de relevo tais como Paco de Lucia, Sting, Ennio Morricone, Tommy Emanuel, Luz Casal, Rosenberg Trio e Mariza.

Ávido de projetos multidisciplinares, é fundador da coleção pessoal da linha de joalharia, “Signature Collection – Mollitiam”, fundador e criador da comunidade e Video-Series “GuitarViral” e produtor dos seus trabalhos discográficos.

Inspirado pelo romance “à Inspirado pelo romance “à Volta ao Mundo em 80 dias” de Julius Verne e pela relação às 3 figuras institucionais mais importantes a contexto mundial – a família Real Britânica, o Papa e o Presidente dos Estados Unidos – é fundador-executante do projeto “Pentalogia à Volta do Mundo” [2021-2030], o qual inclui a realização de “50 concertos, com 50 orquestra, em 50 países à Volta ao Mundo em 80 dias” a contar para os Recordes do Guinness. Este mega projeto fará parte do doc-series – “The Hard Truth” – o qual será transmitido na maior plataforma de streaming de tv e séries do mundo – ao ser também contributo científico ao tornar-se o primeiro ser humano a utilizar um dispositivo protótipo biomédico intra-cutâneo com localização GPS via satélite.

A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt

*ENTRADA LIVRE

Categoria
Data Inicial
2023-06-02
Hora Inicial
21:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks