Museu das Flores

Exposição de ilustração científica: Retratos de Meros

A Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, por via da Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC), através do Museu das Flores, em parceria com o Museu de Angra do Heroísmo e Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores promovem a exposição de ilustração científica intitulada Retratos de Meros da autoria de João Pedro Barreiros.  

João Pedro Barreiros nasceu em Lisboa a 21 de outubro de 1984 oriundo de uma família macaense, tendo vivido em Angola e em Lisboa, mas optando por estudar e viver nos Açores no final do Ensino Secundário. 

Já licenciado em Engenharia Zootécnica ingressa na Universidade dos Açores, como Assistente Estagiário, em 1991. Em 1995, defende as Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na especialidade de Etologia Animal e, em 2001, conclui o Doutoramento em Biologia/Ecologia Animal. Em 2008, defende Provas de Agregação em Etologia Animal, sendo, atualmente, Professor Auxiliar com Agregação pela Universidade dos Açores, onde é docente de disciplinas várias nas Licenciaturas de Natureza e Património, Ciências Agrárias, Medicina Veterinária e no Mestrado em Engenharia Zootécnica. 

Autor e coautor de mais de 90 publicações em revistas internacionais com arbitragem científica, bem como de vários artigos de divulgação científica, crónicas e livros, tem direcionado a sua investigação sobretudo para predadores aquáticos nos Açores, Golfo da Guiné e Brasil onde, nos últimos anos, se tem dedicado principalmente à bacia Amazónica. 

Ilustrador científico membro da Guild of Natural Science Illustrators, João Pedro Barreiros dedica-se igualmente ao estudo de guitarra clássica. 

Começou a desenhar e a pintar em criança com o seu pai, Pedro Barreiros, Médico Internista e, também, artista plástico, mas desde sempre se focou, essencialmente, na ilustração científica e no desenho, encontrando-se representado em coleções públicas e privadas tanto em Portugal como no estrangeiro. 

Pertence a diversas associações nacionais e internacionais nomeadamente, desde 2007, à União Internacional de Conservação da Natureza e, desde 2014, à Academia da Marinha, como membro efectivo, na classe de Artes, Letras e Ciências. 

A exposição temporária “Retratos de Meros“ pode ser visitada no seguinte horário de funcionamento do Centro Cultural de Santa Cruz das Flores: segunda-feira a sexta-feira 09h00-12h00 e 13h00-17h00. Sábados, Domingos e Feriados encerrado. Ficará patente ao público até 30 de setembro. 

São quarenta ilustrações científicas feitas a tinta da china sobre papel representativa de outras tantas espécies de meros. 

A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt 

Local
Centro Cultural de Santa Cruz das Flores
Data Inicial
2022-07-01
Data Final
2022-09-30
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks