Museu das Flores

Concluída a primeira fase da obra de conservação e restauro do teto da capela-mor da igreja do Convento de São Boaventura

Na sequência de uma adjudicação da Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Cultura, encontra-se em conclusão a primeira fase da obra de conservação e restauro do teto da capela-mor da igreja do antigo Convento de São Boaventura na Ilha das Flores, edifício datado dos séculos XVII/XVIII e classificado como Imóvel de Interesse Público, pela resolução nº98/80, de 16 de setembro. O teto de abóbada de berço em madeira de cedro, datado do século XVII, é constituído por fiadas de tábuas fixas por pregos a formar caixotões, com decoração de tema vegetalista, sendo todo este conjunto rematado por sancas em talha dourada.

O mau estado de conservação deste teto, com a camada decorativa e a estrutura em risco de queda, determinou a execução desta obra que teve como objetivo a conservação imediata dos elementos que o constituem, procedendo-se à fixação da decoração e da estrutura. 

A obra, com uma previsão de duração de três meses, é suportada pelo Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Cultura, e ficou a cargo do Atelier de Conservação e Restauro de Obras de Arte de São Jorge, após o convite lançado para apresentação de propostas aos ateliers de conservação e restauro credenciados e estabelecidos na Região.   

Para conclusão da obra, haverá a necessidade de se proceder, possivelmente, a mais duas fases que contemplarão a conservação e restauro dos elementos constituintes.

GaCS/DRaC
Data Inicial
2012-09-19
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks