Museu das Flores

Mostra itinerante “Craig C. Mello, Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia, 2006” no Museu das Flores

A mostra itinerante “Craig Mello, Prémio Nobel da Medicina, 2006” estará patente no Museu das Flores, em Santa Cruz, de 4 de Maio a 3 de Junho.

Esta exposição itinerante surge na sequência da visita aos Açores, em Julho de 2009, do Professor Craig Mello, a convite da Presidência do Governo Regional, e tem como principal objectivo dar a conhecer a todos os açorianos aspectos da vida e da obra do laureado, bem como sensibilizar e motivar o interesse dos jovens açorianos pelo conhecimento científico.

Após a sua apresentação no Museu Municipal da Ribeira Grande, concelho de origem dos familiares ascendentes de Craig Mello, no Museu dos Baleeiros nas Lajes do Pico, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa, no Palácio dos Capitães Generais em Angra do Heroísmo, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta, no Museu Francisco de Lacerda na Calheta e na Igreja de Nossa Senhora da Vitória em Vila do Porto, esta mostra estará presente, em 2011, nas restantes ilhas dos Açores.

Após a inauguração no Museu das Flores, no dia 4 de Maio, pelas 9:15 horas, será proferida, no mesmo local, uma conferência por Luísa Mota Vieira, investigadora principal na área da genética do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, EPE, sobre o laureado e a investigação que conduziu à atribuição do Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia em 2006.

A exposição poderá ser visitada até 3 de Junho, de segunda a sexta-feira das 9 às 17:15 horas.

Esta é uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Coordenação dos Palácios e da Direcção Regional da Cultura, com a colaboração das Direcções Regionais da Ciência, Tecnologia e Comunicações, dos Equipamentos e dos Transportes Terrestres, da Habitação e da Educação e Formação que, em conjunto, procuram mobilizar jovens e os açorianos em geral para participarem e se integrarem no estímulo e no espírito que representa esta exposição.

A mostra consiste num “kit expositivo” constituído por um conjunto de módulos onde estão patentes, entre outros, a medalha e o diploma do Prémio Nobel, bem como o livro com a genealogia do laureado, editado pela Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

É ainda possível visionar a conferência proferida por Craig Mello durante a sua estada na ilha de São Miguel e aceder, através de terminais interactivos, a páginas da Internet relacionadas com a sua vida e trabalhos científicos.

GaCS/FA/DRaC
Data Inicial
2011-05-04
Data Final
2011-06-03
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks