10.º Aniversário do Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão
Assinalamos o 10º aniversário da abertura da Fábrica da Baleia do Boqueirão como estrutura museológica com um conjunto de atividades que convidam a comunidade a participar.
Já no próximo dia 22 inauguraremos uma exposição de arte baleeira que reflete a multiplicidade de objetos produzidos a partir do osso e dente de cachalote: Dentes gravados, objetos de adorno e utilitários serão exibidos. Apresentamos em formato digital um vasto conjunto de notícias relativas à baleação nas Flores e, em formato físico, um conjunto de depoimentos dos nossos visitantes.
Na fachada oeste (a mais visível pelos transeuntes) está a ser pintada uma baleia estilizada e uma mensagem alusivas à efeméride.
No fim do verão teremos uma conferência proferida pelo Dr. Pedro Bicudo, doutorando em temática marítima, que trará o resultado da sua investigação em várias instituições norte-americanas, em data a acertar com o conferencista.
Lançaremos, em edição em papel, o livro de contas da campanha baleeira de 1963, único documento do género que chegou ao nosso conhecimento. É um contributo imprescindível para o estudo da relação económica e social entre sócios da fábrica, armadores e baleeiros. É um documento que ficará para o futuro e sobreviverá à espuma comemorativista.
A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.