Museu das Flores

Dezembro 2017

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Novo Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão “serve objetivo da coesão regional”, afirma Presidente do Governo

O Presidente do Governo dos Açores inaugurou hoje o Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão, na ilha das Flores, um investimento que, em conjunto com a reabilitação do edifício, ascende a cerca de 1,5 milhões de euros e que “serve o objetivo da coesão regional”.

“O Governo fez, convictamente, este investimento na ilha das Flores, não apenas para termos um espaço para visitar, mas por ser um investimento que serve o objetivo de coesão regional”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava no primeiro dia da visita estatutária do Executivo Regional à ilha das Flores.

Segundo disse, o investimento efetuado na recuperação desta antiga unidade fabril, localizada em Santa Cruz das Flores, “serve, assim, o objetivo de aproximar as ilhas”, potenciando “aquilo que esta ilha pode e está, efetivamente, a dar para essa perspetiva mais regional de valorização do passado e da memória”.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, que este investimento integra-se, ainda, na estratégia de transformar espaços que são da memória e do passado dos Açores, não apenas como locais de preservação da história, mas atribuindo-lhes uma função de “alicerce da construção de um novo futuro”.

“É isso que estamos a fazer aqui, quando, com base na antiga Fábrica da Baleia do Boqueirão, lhe damos uma nova funcionalidade como polo de atração turística e cultural, transformando-a, por esta via, num espaço que tem ainda muito a dar para o progresso e desenvolvimento da ilha das Flores”, adiantou o Presidente do Governo.

Este projeto, que se desenvolveu ao longo de várias fases, incluiu a recuperação de dois botes baleeiros, a reconstrução do edifício e a musealização da Fábrica da Baleia do Boqueirão. Foi, assim, possível conciliar a organização deste espaço com um discurso expositivo capaz de retratar a memória de uma atividade que foi de grande importância para a ilha.

De acordo com o Presidente do Governo, este investimento nas Flores integra-se, também, numa estratégia mais vasta e que compreende intervenções e investimentos em vários espaços museológicos e culturais da Região.

Na ocasião, Vasco Cordeiro apontou os exemplos da conclusão das obras da Biblioteca Pública e Arquivo de Angra do Heroísmo, a primeira fase do restauro e da remodelação do Núcleo de Santo André do Museu do Carlos Machado, a intervenção no Palácio da Conceição, que tem uma componente relativa à instalação da Casa da Autonomia, o Núcleo Museológico da Construção Naval de Santo Amaro do Pico e a intervenção, em Santa Maria, no museu, na torre e no cinema do aeroporto.

GaCS/PC

Data Inicial
2015-06-21
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks